terça-feira, 20 de abril de 2010

2010 - Tempo de começar tudo diferente


Esta é uma visão geral deste ano que promete ser revolucionário. Correspondendo a esta tendência, uma nova forma de apresentação de horóscopo é lançada aqui. A análise é mundial e os SIGNOS são destacados em negrito e em “CAIXA ALTA” (maiúsculas) ao longo do texto. Este horóscopo vai sempre partir dos trânsitos que ainda continuam relevantes, desde o período anterior, até o mais rápido – o da Lua. Nos posts seguintes, mensais, o horóscopo será mais específico, detalhando cada evento celeste importante no período (correspondente a cada signo). Diferente do tradicional horóscopo de jornal, você não lê apenas o “seu” signo. A intenção é sair da postura do astrólogo como um conselheiro de comportamento, valorizando a importância da consciência das qualidades do tempo que vivemos, integrados.

Imagine uma paisagem vista da janela de um carro em movimento. As árvores mais próximas, você vê com clareza, mas passam muito rápido. Assim como a Lua e suas fases. As árvores mais distantes permanecem na paisagem por muito mais tempo, mesmo que ainda você não seja capaz de distingui-las da vegetação lá no horizonte. Da mesma forma, os planetas mais distantes (os “lentos”) ainda que imperceptíveis, permanecem por mais tempo no contexto.

Começamos a leitura para 2010 pelas qualidades do “cenário de fundo”, ou seja, pelos aspectos mais profundos e transpessoais, associados a energias coletivas. Observamos que este é um ano especialmente marcado pelo desafio de encontrar saídas criativas e uma nova forma de atuar ao enfrentarmos as fortes pressões do social.

Desde 2008/09 (até 2024), o mundo vive movimentos cruciais, de falência dos sistemas, de transformações radicais em toda estrutura hierárquica (familiar inclusive). Assistiremos a destruição desde simples classificações até sólidas construções. Há uma crise, portanto, nas lideranças e supremacias políticas. Modelos sociais arcaicos são descartados. Neste ano é possível que maiores embates sejam mais visíveis no segundo semestre (Ago/Set). É um longo período onde CAPRICÓRNIO vive isso mais intensamente. CÂNCER, signo oposto, enfrenta também esta desestruturação que abala sua intimidade, trazendo um sentimento de desproteção.

Além da ampliação da sensibilidade, da percepção sutil em AQUÁRIO (de 1998 até 2011), essa mesma “nebulosidade” chama ao desprendimento, impedindo uma visão clara e definida. Assim como os outros signos de Ar, GÊMEOS e LIBRA, também ficam mais inspirados. “Castelos no ar” são sonhados, onde toda a humanidade possa conviver pacificamente no futuro. Pelo lado negativo, fraudes associadas à sofisticação tecnológica, por exemplo, são planejadas em grupos ameaçando a coletividade. LEÃO também vive esse “ofuscamento” e indefinição, mas de outra forma, através do confronto, nas relações com o mundo. É possível que durante este longo período ambos (LEÃO e AQUÁRIO) sofram com perda de vitalidade, de energia física ou psíquica. Essa dissolução de limites vem fragilizando ainda TOURO e ESCORPIÃO.

As reformas e os avanços tecnológicos, a partir deste segundo milênio, passaram a ter uma visão mais ampla, mais espiritualizada e humanitária. Mudamos o critério do que é científico e passamos, por exemplo, a considerar a realidade “não visível” e subjetiva, com suas conexões independentes de um contato físico. Passamos a pensar e a agir de forma mais holística e transcendente. Agora chegou o momento de despertarmos para a nossa capacidade de fazer diferente, de se arriscar com o novo, demonstrando nossa originalidade e criatividade. Depois do despertar de PEIXES, é a vez de ÁRIES, com seu pioneirismo, se destacar com uma nova orientação e visão de mundo (durante 7 anos, até 2018). E este ano ele vem com força total a partir de Junho. É importante observar que a forma desta liberdade de expressão ainda enfrenta muita resistência, promovendo atitudes rebeldes e anárquicas contra o tradicional, aos padrões já estabelecidos.

VIRGEM acaba de passar por esse confronto (desde 2007) e sabe que a renovação é inevitável. Agora (e durante 2 anos) é LIBRA quem passa por um “choque de realidade” através de mais responsabilidades e definições de limites. Ocupará uma posição importantíssima no cenário mundial e político. A habilidade em questões diplomáticas, acordos e formas de relacionamento serão responsáveis pela justiça e pelo equilíbrio. Diante das fortes pressões de mudança, a busca por mais flexibilidade será vital.

A expansão em 2010 beneficia (até junho) os signos sensíveis e emotivos de elemento Água – CÂNCER, ESCORPIÃO e PEIXES principalmente, o qual vive seu momento máximo de crescimento (e que só ocorre a cada 12 anos). A partir de Junho, ÁRIES e os demais signos de Fogo - LEÃO e SAGITÁRIO passam a desfrutar dessa ajuda. No entanto, as oportunidades que surgem (para todos os signos) não encontram caminho livre ou fácil. Para seu proveito é necessário o cumprimento de compromissos e acordos.

No mapa deste ano zodiacal (iniciado em 20 de março passado), uma Lua Nova em TOURO reforça a idéia de um novo começo, indica mudanças de valores e a necessidade de recursos que possam nos dar sustentabilidade e segurança. ☺

Nenhum comentário: