Mandalas "Círculo Mágico"

A astrologia estuda a correspondência dos fenômenos terrestres e celestes. "CÍRCULO MÁGICO" é o selo de uma série de mandalas. Imagens pictóricas que focalizam as qualidades energéticas desta correspondência através das cores e formas.

APRESENTAÇÃO
          Este trabalho tem como objetivo ampliar a percepção e compreensão de conceitos astrológicos através da visualização. Apesar de ser fundamentada na astrologia e de fazer uso de seus elementos simbólicos esta concepção não faz parte deste saber. É uma criação, uma interpretação artística com uma abordagem psicofísica utilizando formas e cores que mais se aproximam das características essenciais dos signos, planetas e elementos. As associações são baseadas, portanto, na similaridade energética.

As formas geométricas associadas aos elementos fazem parte do simbolismo hindu adotadas também no ocidente.  A conceituação cromática proposta, surgiu inicialmente de forma intuitiva, sendo avaliada posteriormente, mediante pesquisas em diferentes áreas do conhecimento na história. Cor é uma característica de uma radiação eletromagnética que atua nos níveis físico, mental e energético. O significado de cada cor ou o seu “efeito” psicológico é um assunto polêmico. Transcende a palavra, assim como o poder das imagens como símbolos transcendem o conhecimento. O simbolismo de uma cor pode variar entre culturas e suas convenções, mas a sua “leitura sensorial” é universal. Cada cor tem uma radiação, uma mensagem própria, e este fenômeno antecede o intelecto. 

A escolha da forma circular para a mandala se deve a própria representação astrológica do caminho aparente do sol – a roda zodiacal. A concentricidade representa o centro (símbolo universal da unidade, do eterno e do sagrado) e sua extensão – o círculo. Divergente e convergente, é origem e meta, é uma estrutura fechada e aberta ao mesmo tempo. Mandala é uma palavra hindu que quer dizer “círculo mágico” ou “círculo das mutações”. Ela representa tanto o átomo nuclear como a psique humana. É “mágica” por atuar em outros níveis perceptivos, além do consciente, através da energia de suas cores e formas. Desde as primitivas civilizações, a criação de mandalas auxilia a harmonização do ser com o cosmos. É uma representação da totalidade, do universo, da unidade e do divino. Por ser um símbolo arquetípico, ela pode surgir espontaneamente, como uma reação inconsciente a uma necessidade psíquica de equilíbrio. O estímulo gerado pela imagem mandálica facilita a busca natural de equilíbrio e centralidade. A visualização da “mandala astrológica personalizada”, sintetiza e reforça características através da correspondência com as nossas qualidades energéticas nela representadas. Não é apenas um conjunto de símbolos a serem decifrados, é uma imagem viva e atuante.

          Para a confecção da mandala são necessários os seguintes dados: data, hora e local de nascimento. A gravação e/ou consulta são opcionais. Apesar de ser fundamentada na astrologia, esta concepção não faz parte deste saber.


Pintura acrílica sobre tela – 38 cm de diâmetro

Para a confecção são necessários os seguintes dados:
 Data, hora e local de nascimento. A gravação e/ou consulta são opcionais. 
Como exemplo, parte do libreto explicativo que acompanha a mandala.

Mandala baseada no Mapa Astrológico Natal de
(NOME:  - Nascimento: DATA: dia/mês/ano - HORA: – LOCAL: -)

Apresentamos nesta interpretação apenas “palavras-chave” (características principais associadas às cores e as formas dos elementos correspondentes - dos planetas e signos).
Vamos iniciar a leitura pelo centro, onde está o símbolo do seu signo solar (Leão- representado pelo triângulo amarelo e descrito na CASA 8). Este grande círculo central é a  CASA 1. Ela começa a partir do seu ASCENDENTE - signo que estava ascendendo no horizonte leste (onde o Sol nasce) na hora e no local do seu nascimento. Ele indica como você atua e se defende, traços de sua aparência e sua autoimagem. Seu signo ASCENDENTE é:

CAPRICÓRNIO  elemento TERRA  (sensorial) = concentração, precaução, estabilidade, persistência...
CINZA CHUMBO = neutralidade, depressão, frieza...

Neste setor (CASA1) você tem o próprio planeta regente do signo onde se encontra (Capricórnio):
SATURNO (elemento TERRA  ) = concentração, racionalidade, rigor, restrição, aperfeiçoamento...

Observação: Na mandala a separação das casas é marcada por um filete branco.

CASA 2 - recursos próprios (valores morais, materiais, físicos e financeiros)...
                                                                     
E assim por diante até a CASA 12.

_______________________________________________________

ILUSTRAÇÕES DIGITAIS - Mandalas dos ELEMENTOS 

FOGO - Áries, Sagitário e Leão 


TERRA - Touro, Capricórnio, Virgem 


AR - Aquário, Gêmeos e Libra 


ÁGUA - Câncer, Escorpião e Peixes 




Grandes Formatos

semi-circular

Esta foi pintada à mão (acrílica sobre tela 82 x 49 cm) , mas pode ser criada e impressa digitalmente.  
Acompanhada de um livreto descritivo e com a opção de uma consulta.
Informações e pedidos pelo e-mail eliane.soares@ymail.com