terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A posse de Obama


(Impressões emocionadas, inspiradas no mapa do céu da hora, no discurso, nas entrelinhas...)


- O discurso apresentou a qualidade “aquariana” da fraternidade.

- O presidente do país que tem o “dom da liberdade”, revela que esse poder se dá justamente através da percepção dos limites, no controle da força:  

“Lembrem que as gerações passadas enfrentaram o fascismo e o comunismo não apenas com mísseis e tanques, mas com sólidas alianças e convicções duradouras. Elas compreenderam que somente nossa força não é capaz de nos proteger, nem nos dá o direito de fazer o que quisermos. Pelo contrário, elas sabiam que nosso poder aumenta através de seu uso prudente; nossa segurança emana da justeza de nossa causa, da força de nosso exemplo, das qualidades moderadoras da humildade e da contenção.*

- A força construtiva com base nos firmes ideais que perduram no tempo, fortalece o novo, e projeta a perspectiva de um futuro feliz ao viabilizar as mudanças necessárias para vencer os obstáculos.

- A mobilização para o progresso não conta somente com o implemento tecnológico, mas com o reconhecimento e o exercício do que realmente faz com que o homem avance: a sua realização pessoal através da humildade, do prazer de servir, do trabalho.

- A segurança é encontrada através de um despertar, do reconhecimento do amor incondicional da humanidade – o que perdura.

- Sacrifícios por uma boa causa nunca são em vão.

- A ação responsável em lugar da infantil justificativa pela falta de ação do outro.

- A vontade de construir um legado não só de bens materiais para os seus filhos, mas de valores que realmente garantam a sustentabilidade das futuras gerações.

- A consciência da nossa vulnerabilidade diante os desígnios do destino pode parecer ao olhar imediatista de alguns, como fraqueza ou ingenuidade. Apesar de termos de agir rápido, não temos pressa. Nossas aspirações são bem maiores.

- A noção de justiça ou a certeza da existência de um só Deus, advêm das ações fundamentadas no amor, visíveis em qualquer parte do mundo.

- Nesta nova era é mais importante ouvir o mundo do que ditar para ele.

- Vamos nos conectar ainda mais.

- O respeito ao que é diferente como caminho para a paz.

- O otimismo nem como uma ilusão, nem como fruto da garantia aparente e provisória de uma supremacia particular; mas, como a expressão mais autentica e nobre do ser humano.

          Sinceramente, espero não desanimarmos, tomados pela desilusão ao encararmos os grandes desafios que ainda virão (principalmente nos próximos 3 anos). A vida vai ficar muito difícil para quem não mudar seus hábitos, largar vícios e dependências, insistindo em ser provido e relutando em prover. Sendo esta a postura mais comum aos mortais, os  “cultuadores” do lucro serão obrigados a rever suas metas e métodos. 

O novo líder da potência “number one”, confirmou a crítica situação, mas prometeu mudanças citando como fonte de orientação valores antigos e verdadeiros como coragem, tolerância e honestidade.

          Hoje foi um dia memorável.

 

* Discurso de posse de Barack Obama, em português - UOL Notícias - 20/01/2009
http://noticias.uol.com.br/especiais/posse-barack obama/ultnot/2009/01/20/ult7169u43.jhtm